O Programa de Pós-graduação em Química é resultado de uma série de ações tomadas nos anos 90 no Instituto de Química da UERJ.
A ideia de se criar um curso de pós-graduação surgiu no período de 1992 a 1995. Assim, entre 1994 e 1995, o Prof. José Augusto Rosemberg, então chefe do Departamento de Tecnologia de Processos Bioquímicos, estruturou o curso de Especialização em Química Ambiental (Lato Sensu).
Devido ao seu falecimento, o curso não chegou a ser implantado neste período. Em 1996, com a chegada do Prof. Carlos Russo, o curso foi iniciado. No ano de 1998, houve um salto de qualidade no Instituto de Química (IQ) em termos de pesquisa com o ingresso de 05 professores doutores especializados na área de polímeros.
Estes professores se juntaram a três professores existentes, sendo um doutor na área de polímeros e dois em química orgânica, para nuclear um novo curso de Especialização em Polímeros. Este curso foi iniciado em 1999 sob a coordenação da Profa. Fernanda M. B. Coutinho. Nos dois anos que se seguiram, este grupo alavancou recursos do CNPq e da FAPERJ com alguns projetos de pesquisa na área de polímeros e novos laboratórios de pesquisa foram construídos e equipados.
O grupo se consolidou e voltou seus esforços para a elaboração de uma proposta de curso de Pós-Graduação Strictu Sensu (Mestrado). Integrando diversas áreas da química e as questões ambientais prementes, o grupo centrou sua proposta na área ambiental, que no Estado do Rio de Janeiro era (e ainda é) um diferencial importante com relação aos outros cursos de Pós-graduação existentes.
Dessa forma, o Programa de Pós-graduação em Química (PPGQ) do Instituto de Química da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IQ/UERJ) foi aprovado pela CAPES com conceito 4 em 2003 e a primeira turma iniciou as suas atividades em 2004.
O curso de doutorado foi também aprovado com nota 4 em 2008. Ao longo dos anos, o Programa de Pós-graduação em Química vem passando por reformas visando atender as exigências da CAPES e também aos novos professores concursados que ingressaram no IQ/UERJ e também no PPGQ.
Atualmente, o programa oferece o curso de Mestrado Acadêmico e de Doutorado com três linhas de pesquisa: 1) Química e Tecnologia de Materiais; 2) Química Ambiental e Sustentabilidade e 3) Compostos Moleculares Multifuncionais. Conta, atualmente, com um corpo docente de 21 professores altamente capacitado nas três linhas de pesquisa.